O modelo de serviço para a comercialização de imóveis está definido em 3 Classes.

Classe

 

A

Classe

 

B

Classe

C

As classes representaram e distinguem-se entre elas sobre diferentes Tempos, Saberes e Ações implementados no serviço imobiliário, sendo simbolicamente representadas pelos triângulos.

 

 

 

 

 

 

 

 

O serviço profissional no imobiliário é composto por 3 identidades: cliente proprietário, cliente comprador/arrendatário e o consultor/mediador.

O cliente proprietário que solicita um serviço profissional do imobiliário, reconhece o valor do seu Tempo e da limitação na execução das formalidades que são inevitáveis quando pretende iniciar a venda ou arrendamento do seu imóvel, tanto para a promoção como recepção e acompanhamento dos potenciais clientes compradores/arrendatários. Também poderá reconhecer a escassez ou limitação dos seus recursos técnicos em prestar correctamente as diligências necessárias.

O cliente comprador/arrendatário quando conhece e escolhe um profissional do imobiliário para ser o seu consultor, poderá conseguir um serviço de excelência. O serviço de um consultor profissional do imobiliário ajudará em reflexões com o cliente a identificar o tipo de imóvel mais apropriado, para que depois procure no mercado e seleccione criteriosamente as melhores opções e soluções no imediato ou médio prazo. Muitos dos clientes que fazem aquisição sem um colaborador profissional que o acompanhe em todo o processo,  correm riscos desnecessários, sublinhado a informação oculta ou ocultada pelo proprietário. Dou um exemplo prático e muito comum: constatação a curto e médio prazo na identificação de anomalias graves no bem imóvel (infiltrações, humidade, problemas estruturais, entre outras que são encobertos porque muitas das vezes os imóveis são visitados e reservados ainda ocupados, em que a mobília os encobre), problemas no condomínio e com os condóminos (dividas, mau ambiente entre condóminos, excesso de barulho...).

Tempo

Saber

Acção